Na noite de terça feira, 29/09, a palestra para o curso de tecnologia em Design Gráfico, na 41ª Semana de Comunicação da Universidade de Taubaté, contou com a presença de dois ex-alunos do Departamento de Comunicação. Marcell Marra e Marcelo Kubart, por videoconferência, contaram um pouco de suas experiências profissionais, dicas e adaptações que tiveram que fazer no trabalho e em casa para o trabalho remoto. A conversa foi mediada pela professora e coordenadora do curso, Viviane Fushimi.
A situação atípica causada pela pandemia exigiu uma adaptação do evento, geralmente realizado in loco, passou a ser completamente remoto neste ano. Esta nova realidade também fez parte dos temas abordados pelos convidados da palestra, Marcell Marra, Product Designer no Nubank, e Marcelo Kubart, Designer Web no Santuário Nacional de Aparecida e cofundador do estúdio de games Indie Half Studios.
Ambos os palestrantes apresentaram uma trajetória de suas vidas acadêmicas e profissionais, o que inclui graduações na Unitau em Publicidade e Propaganda, Marcell e Web Design, Marcelo. A partir do contexto de suas respectivas trajetórias, o enfoque dado ao resto da palestra foi aos desafios, e principalmente as oportunidades, presentes nos tempos de pandemia e de home office.
Para os alunos de DG presentes na platéia online, as palestras foram vistas como essenciais “Participar das palestras é pra mim uma coisa fundamental, principalmente na área onde eu trabalho, de criação, acho que quanto mais diversa for a área que a gente tem contato, melhor” esclareceu Pedro Faria, aluno do quarto semestre, que ainda destacou a importância do contato humano oferecido pela palestra, um fator em sua opinião, de grande relevância durante a quarentena.
Ao final da videoconferência, os palestrantes se disponibilizaram para responder perguntas dos alunos, sobre diversos assuntos. Em entrevista, Marra destacou a importância da Unitau em sua formação “A Unitau foi muito importante para meu aprendizado prático e teórico. Lá, pude ter contato com vários tipos de pessoas com backgrounds totalmente diferentes.” e Kubart aconselhou os que seguem carreira em Design “Seguir aprendendo, testando, continuando, porque você está no caminho certo, sempre buscando novas ferramentas (…) e não sendo só o básico, ter o algo a mais”.
A palestra pode ser assistida na íntegra no canal da TV Unitau, no Youtube.