41º SECOM reúne ex-alunos com carreiras no exterior

Na noite da última quinta- feira, 01/10, quinto dia da 41º Semana de Comunicação Social (SECOM), quatro ex-alunos da universidade foram convidados para compartilharem conhecimentos adquiridos em suas carreiras internacionais com alunos e convidados do Departamento de Comunicação da UNITAU. Ana Cecilia Laua, jornalista, Chefe de Produção de Animação 3D na Ánima Estudios na Espanha; Nicolas Barcza, publicitário e trabalha como Associate Director of Digital Analytics at Astellas na Inglaterra; Ana Paula Barbosa, relações públicas e jornalista, Diretora de Relações Externas, AbbVie e Larissa Souza, relações Públicas, Head of internal Communications Europe & Russia da Kerry na Irlanda, fizeram parte do evento virtual estimulado pela pandemia causada pelo covid-19. Essa foi a forma criativa e inovadora que o Departamento de Comunicação da UNITAU buscou para se adaptar a esse cenário cheio de superações, novidades e capital humano.

Os convidados passearam por vários temas para tentar sanar as dúvidas dos alunos do departamento. A live foi bem esclarecedora pela bagagem dos participantes em compartilhar suas experiências com os alunos, que ainda estão plantando suas sementes na área da comunicação. Todos contaram um pouco de como foi o caminho traçado até chegar a função atual fora do país, o aprendizado de outros idiomas, a adaptação, as dificuldades em morar fora, as oportunidades que foram surgindo ao longo da graduação e a imersão nesse universo de aprendizados. A live foi conduzida pelo Diretor do Departamento de Comunicação Social, Josué Brazil, de modo completamente virtual e diferente das antigas edições, foi um desafio e um modelo que deve continuar futuramente, A SECOM viveu uma experiência muito positiva na pandemia e desafiadora, e prevê que algumas atividades ”terão que ser mais interativas e digitais” afirma o professor para as próximas semanas de comunicação.

A convidada Ana Cecília traçou suas falas relacionadas ao seu trabalho até chegar no exterior. Sua carreira foi completamente inesperada. Ela começou com um mestrado na Espanha, foi para estudar 8 meses em La Coruña, isso a possibilitou migrar para a área de marketing e recebeu uma oferta de estágio em Madri. Depois disso, foi contratada como assistente de marketing em um estúdio de animação 3d e posteriormente como produtora. Cecília destaca que ”a porta de entrada foi o marketing”, e afirma que muitos conhecimentos foram aprimorados no atual trabalho. Também enalteceu a importância de participar dos eventos feitos pela faculdade, porque foi uma dessas participações que a levou para o velho mundo.

Entre as experiências em sua trajetória, Nicolas, destacou desde o trabalho como técnico em eletroeletrônica nas torres de linhas de transmissão no Governo do Estado, para manter e custear os o curso de publicidade e propagandas, até que a empresa privatizou e demitiu todos os funcionários. A partir daí, imergiu no mundo do estágio em publicidade, no último ano da faculdade. Conseguiu um emprego em uma produtora de jogos em São Paulo, que abriu as portas para o mercado de trabalho, passou por grandes agencias, até que decidiu ir para Londres expandir seus conhecimentos e aprimorar o inglês. No bate-papo, Nicolas declara ”eu sempre fui do grupo dos riscos, aliás, corram riscos”. De forma irônica e bem humorada, destaca a importância de enfrentar o medo dos obstáculos colocados pela vida e que “enquanto alunos e jovens estagiários podemos aprender, errar, sair e entrar de empresas, esse é o único momento que realmente é possível fazer isso sem medo das consequências.

Larissa e Ana Paula também contaram suas trajetórias desafiadoras e planejadas. Ana Paula destacou a importância de planejar a saída do país, ainda mais para ela que foi para a matriz da empresa acompanhada da família. Larissa destacou o desafio de mergulhar em outra cultura, se fazer entender e compreender a diversidade. A experiência enriquecedora, sonho de anos de SECOM, só pode ser concretizada agora, nesse formato virtual que a pandemia promoveu.

Mesmo a Secom projetada virtualmente, o conhecimento adquirido foi ampliado, embora com a falta do contato pessoal, que é marca do departamento, esse encontro foi um sucesso. A aluna do 4º semestre de Relações Públicas Lidiane Carvalho, exalta como foi gratificante e enriquecedora essa edição ”essa foi em disparada a melhor Secom”. A Semana de Comunicação desse ano foi nova para todos que participaram, mas não deixou de lado a qualidade e a vontade de proporcionar experiências.

Para ficar por dentro de todos os conteúdos da SECOM, acesse as nossas redes sociais.

Larissa Tavares – 4 semestre jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *