Dia do Jornalista

Parabéns Jornalistas !

Hoje, 07 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. O Departamento de Comunicação Social da Unitau, com seus 38 anos de existência, orgulha-se de já ter colocado no mercado mais de mil jornalistas, que ajudam a mudar a história do mundo com seu trabalho diário.

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e pela Independência do Brasil.

Líbero Badaró era político, médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo. Defensor da liberdade de imprensa, morreu por contrariar os poderosos da época.

O movimento popular gerado pelo seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono, no dia 7 de abril de 1831, em favor de seu filho D.Pedro II, que tinha apenas 05 anos de idade.

Aproveitando a data, em 07 de abril de 1908 foi fundada a ABI, para assegurar os direitos dos jornalistas, mas só em 1931, o dia passou a ser dedicado às comemorações da profissão de jornalista.

Foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

A contribuição de Líbero Badaró para a defesa da liberdade de expressão vai além da tragédia pessoal. É seu um dos primeiros escritos publicados no Brasil em defesa da liberdade de imprensa, refutando sempre a tese de que os abusos praticados pela imprensa justificariam o cerceamento da liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *