Jornalismo

O curso de Jornalismo da UNITAU tem por compromisso formar profissionais capacitados para atuar em jornais, rádios, TVs e na internet. Para isso, conta com professores experientes no mercado, com um conjunto de modernos laboratórios e com uma grade curricular que une disciplinas técnicas, como Fotojornalismo e Telejornalismo, a disciplinas de incentivo à reflexão, como Filosofia e Sociologia. O curso é referência na região do Vale do Paraíba.

TEORIA
Os alunos têm a oportunidade de desenvolver atividades em estúdios de Rádio, de Fotografia, de TV, nos Órgãos Laboratoriais Impressos e na Rádio Universitária FM UNITAU. Também participam de debates sobre a profissão em alguns eventos, como a Semana da Comunicação, que conta com a presença de profissionais de destaque no mercado.

PRÁTICA
Convênios com jornais da região, como o O Vale e o Diário de Taubaté, permitem que os alunos pratiquem as técnicas do jornalismo impresso, redijam reportagens sobre diversos temas e adquiram experiência em veículos de comunicação.

PERFIL
O profissional de Jornalismo deve ter ampla formação humanística voltada para a reflexão crítica dos acontecimentos sociais. Deve ser capaz de conhecer as técnicas de captação, codificação e divulgação das informações de interesse público, interpretando, com critério jornalístico, os fatos cotidianos. Como profissional de comunicação, deve ser capaz de entrevistar pessoas, elaborar editoriais, artigos, crônicas, reportagens e comentários sobre assuntos diversos na mídia impressa e eletrônica, contribuindo para a reflexão e transformação social, e considerando, para isso, a necessidade de atualização permanente frente as novas tecnologias de comunicação.O profissional deve ser criativo e ter iniciativa para experimentar as diferentes linguagens e produtos de comunicação nos mais variados suportes midiáticos, como a televisão, o rádio e a Internet. O jornalista deve ter capacidade de compreender o processo de recepção das mensagens e seu impacto sobre a sociedade, apresentando formação ética, social e profissional, compromisso com a cidadania e humildade diante da realidade. Além disso, precisa ter a capacidade de elaborar críticas de mídia e propor soluções.

+ INFORMAÇÕES

Coordenação pedagógica: Prof. Me. Maurílio do Prado Láua

Deliberação CONSEP nº 292/2014 (aplica os novos parâmetros do MEC para Jornalismo )

Duração do Curso: 8 semestres

Grau Acadêmico: bacharelado

Período/Vagas: manhã/60

Período/Vagas: noite/60

Ano de Reconhecimento: desde 1983

Guia do Estudante: nota 4

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *