A importância do relações públicas na comunicação das marcas

Sabemos que o objetivo primordial de qualquer marca é vender. Mas isso, por si só, não é suficiente para garantir sua permanência no mercado. É preciso se estabelecer para ser considerado e escolhido no momento da compra.

A comunicação tem um papel essencial nessa gestão de marcas. E é nesse momento que os profissionais RP entram em cena para fazer com que seus diferenciais sejam reconhecidos, seus problemas entendidos — para serem sanados — e que o relacionamento com o público seja o melhor possível.

Imagem de rawpixel por Pixabay

Nos últimos anos , a função de RP precisou ser aprimorada para acompanhar a chegada de novas tecnologias, o que fez com que os profissionais não só tenham se reinventado, como repensaram a forma de implantar as estratégias de comunicação nas companhias. Hoje, o objetivo é a criação de engajamento entre todos os públicos.

Com isso em vista, compreendemos a importância da área de relações públicas dentro das empresas. É a filosofia de mediação, de ouvir e considerar as partes que norteia a comunicação que vemos nas empresas hoje. Além disso, é o profissional de RP que fará com que tudo aquilo que uma marca tem de bom seja devidamente visto, reconhecido e
assimilado, não apenas pelo seu público-alvo principal, mas perante todo o seu mercado.

Quando pensamos no branding como uma estratégia para a construção e o fortalecimento da identidade de uma marca, fica claro que ele tem papel importante também nas relações públicas. Afinal, ele se torna peça-chave para que uma empresa possa entender o papel de cada setor na construção e fortalecimento dessa marca, constituindo a imagem (real e fiel) e o conteúdo que serão repassados ao mercado. O resultado?

Qualidade interna, marca forte e percepção externa positiva, que ajuda a garantir resultados cada vez melhores com o passar do tempo.

Alexandre Puppio é Relações Públicas – formado pela Unitau –  e tudo mais o que isso implica. É diretor da Puppio RP, agência de comunicação criativa especializada em produção e gestão de conteúdo em redes sociais voltadas a pequenos e médios negócios.

ACI / Unitau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *