A abertura da 41ª edição da Semana de Comunicação – SECOM, na segunda – feira, 28/10, contou com a participação de Paulo Silvestre, um jornalista, apaixonado por tecnologia. Executivo de produtos digitais, mídia e e-commerce, é Linkedin Top Voice e desde 2009 é responsável pelo blog “Macaco Elétrico” que fala sobre análises de tendências digitais.
Em um bate-papo 100% digital, transmitido pela TV UNITAU, abordou o tema central da SECOM “plug@dos na vida” refletindo sobre o mundo digital pois toda evolução gera impactos na sociedade e não é diferente na área de Comunicação Social. A palestra foi idealizada justamente para isso, aproximar o público, de forma geral, à essa realidade que estamos enfrentando. Pensar e compreender um pouco o que essa pandemia causou em termos de avanços no setor da comunicação e sobre o comportamento mais crítico do cidadão.
Paulo trouxe à discussão os efeitos das redes sociais, que com seus algoritmos buscam sustentar nossos interesses e opiniões de forma silenciosa tirando da sociedade o diálogo, tornando-a cada vez menos crítica. Um palco favorável para a fake new, que é reforçada por um comportamento de compartilhamento descomprometido e individualizado que alimenta a propagação das notícias falsas.
“As Fake News atuam na parte primitiva do nosso cérebro, que é a camada reptiliana -responsável pelo nosso instinto de autopreservação. Quando queremos que algo seja verdade, nós não trabalhamos mecanismos de defesa contra isso”, explicou o palestrante. Durante o evento os comunicadores foram encorajados a permanecer no meio digital e buscar romper com a malícia estabelecida pelas Fake News, tendo como ferramenta principal a empatia, uma vez que se deve trabalhar em prol do desenvolvimento da sociedade.
Muito satisfeito com a participação dos alunos e a qualidade dos questionamentos do debate, o diretor do departamento e também mediador da noite, Josué Brazil, afirmou que “vê a comunicação como parte decisiva na construção de uma nova realidade: mais empática, com mais diversidade, amor e valorização da vida”, destaca.
A transmissão completa da noite está salva no YouTube, e você pode acompanhar a palestra da SECOM pelas redes sociais do Departamento de Comunicação da UNITAU.
Poliana Vitorino\ 4º Jornalismo