Aluna de Jornalismo se dedica ao circo

O objetivo de nossa coluna é mostrar as caras do Departamento e suas peculiaridades, e não poderíamos deixar de falar da Márcia Borges, aluna do 3º semestre de Jornalismo.

Márcia trabalha com fotografia no Coletivo Circo do Quintal, um projeto do artista circense Leandro Delgado, que realiza apresentações que reúnem artistas nacionais e internacionais, em São José dos Campos, e além da fotografia, a estudante desempenha acrobacia aérea e ajuda na organização do circo.

Desde os catorze anos de idade, Márcia frequentava uma academia de dança e tinha contato com hip hop, jazz, sapateado, mas a dança com o tempo não estava mais satisfazendo, então ela, que já era professora de Balé Clássico, decidiu entrar para uma escola de circo e descobriu o que realmente a faz se sentir viva. “Quando encontrei o circo e o Coletivo Circo no Quintal eu senti amor. É clichê, mas é verdade, porque é um espaço independente que vive de doação tanto física quanto simbólica. Eu me senti abraçada. Então tudo o que eu puder fazer para ajudá-los e para retribuí-los eu farei.” – disse ela.

Apesar de não ser fácil a vida de artista no Brasil, não são pequenos os horizontes de Márcia Borges, e seus sonhos vão desde viajar em turnê fazendo várias apresentações com o circo, até o de participar de um musical na Broadway. Ela afirma que o contato com o circo fez transformações incríveis em sua vida. “Na dança, principalmente no balé clássico, o foco é a perfeição, enquanto no circo você primeiro é humano para depois se desenvolver para ser super-humano”.

Márcia vê como muito importante lutar para que a arte tenha mais expansão e seja mais valorizada no nosso país, e que é preciso mudar especialmente a forma como é vista pela maioria das pessoas. “As pessoas tem uma ideia muito errada de sucesso e felicidade. Todo mundo diz que é difícil ser artista, mas não sabem o quão difícil é para o artista não ser artista”.

 

Um comentário Adicione o seu
  1. Que Deus abençõe vc Marcia.Dedicação e disciplina fará de vc sempre uma vencedora.Bjssss.PARABÉNS.!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *