Aluna de Publicidade e Propaganda se destaca no Rugby

Raíssa Alexia, de 21 anos, tem relação de longa data com o Rugby. A aluna do 5º semestre de Publicidade e Propaganda conheceu o esporte em 2009, em uma divulgação na escola onde estudava, no Ensino Fundamental, em São José dos Campos. Suas primeiras experiências foram pela categoria de menores de 13 anos, sendo a única entre os meninos. No início, sua mãe não gostou, pois achava o esporte muito perigoso, mas logo se acostumou com a ideia, depois de ver que o Rugby compreende técnica e responsabilidade, mesmo com riscos de lesão, como em muitos outros esportes.

Como não havia jogos só de meninas para sua faixa etária, Raíssa acabou dando uma pausa no esporte e se dedicou ao xadrez por dois anos, até que uma categoria de base feminina de Rugby começou a se formar pelo São José, levando-a a voltar ao esporte.

Raíssa voltou a jogar em 2013, já com 16 anos. “O pessoal acha que xadrez é fácil, e que é só jogar, mas na verdade você tem que se dedicar e estudar. A mesma coisa para o Rugby. Não dava para se dedicar aos dois ao mesmo tempo, então tive que optar por um dos dois, e optei pelo Rugby porque gosto de correr, gosto de contato, e tudo o mais.” – explica ela.

Raíssa era uma das 12 atletas que jogaram pelo campeonato brasileiro de 2013. Ela afirma que, por ter estado muito tempo sem jogar anteriormente, teve um estiramento nas duas coxas, mas conseguiu jogar apesar da dor. Hoje joga na categoria adulta da equipe do São José dos Campos, que no ano passado ficou em segundo lugar no Super Sevens, campeonato brasileiro de rugby, e alterna entre diferentes posições na linha, se tornando uma atleta coringa.

A atleta também tem curso de arbitragem e começou em 2018 a arbitrar jogos femininos, muito por influência do irmão gêmeo, que é árbitro internacional.

ACI/UNITAU – Samuel Sena – Estudante de jornalismo

Um comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *