Alunos da comunicação acompanham o 59º Seminário de Desenvolvimento Regional

O 59º Seminário de Desenvolvimento Regional – Análise de Impactos Sociais e Econômicos do Projeto de Reforma Trabalhista sobre o Ensino Superior e sobre o Mercado de Trabalho Brasileiro abordou o futuro do emprego no Brasil. No evento realizado na sexta-feira, 13 de abril, no Departamento de Gestão de Economia e Negócios (GEN) da Universidade de Taubaté (Unitau), no período matutino, Dr. Márcio Pochmann, economista, escritor e docente da Universidade Estadual de Campinas, foi recebido pelos professores Dr. Moacir Santos, Dr. Edson Trajano e Dr.José Luiz Gomes do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

O economista fez uma retrospectiva histórica do trabalho no país desde a colonização e destacou que ainda há trabalho análogo ao escravo. Também enfatizou sobre a vida do trabalhador rural, a licença-maternidade/paternidade, o monopólio dos bancos e da mídia,entre outros assuntos. Dr. Moacir relata que a palestra, para os alunos de comunicação social, “é importante, pois fala sobre as condições futuras no mercado de trabalho, que irá impactar no jornalismo”.

Participaram do encontro professores e alunos do programa de mestrado, alunos de jornalismo e publicidade e propaganda do Departamento de Comunicação Social da Unitau. Muito atentos acompanharam a palestra e os posicionamentos dos professores que compunham a mesa, além de participarem com perguntas que ajudam as esclarecer o cenário político e legal das relações do trabalho.

A participação dos alunos de graduação foi vista como positiva pelos organizadores do seminário.  Acreditam que esse tipo de atividade enriquece a formação dos alunos, “os estudantes poderão conhecer mais sobre o projeto de reformas, o que pode auxiliá-los quando forem produzir as matérias e trabalhos sobre o assunto”, acrescenta Dr. Moacir

A aluna do 7º semestre de Jornalismo, Luiza Veneziani avalia que a palestra foi interessante, “os palestrantes falaram sobre a importância da universidade e da inclusão de todos para que seja possível ter uma sociedade bem desenvolvida, ou seja, sem problemas sociais. Assim como a estudante de jornalismo, o aluno do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Patrick Araújo de Chiara concorda que a palestra foi interessante, “o evento o ajudou a entender o contexto social e político”, destaca.

Ao final o economista entregou seu último livro à biblioteca da Unitau e sorteou alguns exemplares entre os alunos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *