Alunos recebem palestra sobre jornalismo esportivo com professor da USP

O professor de jornalismo esportivo e radiojornalismo da Universidade de São Paulo (USP), Luciano Victor Barros Maluly, esteve ontem no Departamento de Comunicação para conversar com os alunos sobre jornalismo esportivo. O professor enriqueceu o entendimento e o debate em torno da cobertura esportiva e incentivou os alunos a terem um olhar mais crítico. Destacou a necessidade de ir além do modelo atual e dar mais atenção a novas modalidades esportivas, fora daquelas que já ocupam o cenário midiático.

Durante a apresentação reforçou os assuntos abordados em seu livro, “Jornalismo Esportivo: Princípios e Técnicas”,  e enfatizou que o esporte está em diversos lugares em nosso cotidiano, e não apenas em grandes competições. “O conteúdo jornalístico deve passar uma mensagem além dos fatos, incentivar a prática de esportes e atividades físicas, porque isso é bom para a saúde e o desenvolvimento das pessoas”, esclarece Maluly, destacando a função social da atividade jornalística.

Luciano também frisou que o empenho do jornalismo em incentivar a prática de novas modalidades esportivas é fundamental, pois a partir do momento em que um esporte começa a ser mais praticado, automaticamente ele ganha mais visibilidade na grande mídia. Além disso, atrai investimentos “Por que investir em uma modalidade que está em baixa no país? O Tênis, por exemplo, só ganhou visibilidade no Brasil quando um brasileiro, o Guga, se destacou na modalidade.” – afirmou Maluly.

Os alunos de jornalismo participaram do encontro e saíram satisfeitos. “Não sou uma pessoa ligada ao esporte, mas pela forma como ele ampliou o campo do esporte, me fez prestar mais atenção nesse tipo de narrativa. Serviu tanto para incentivar os que já gostam do tema, quanto para provocar interesses.” – disse a aluna Márcia Borges, do 3º semestre de jornalismo, que acompanhou a palestra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *