Aulas remotas ampliam o relacionamento entre departamentos da UNITAU

Em meio ao caos e as dificuldades causadas pela pandemia da COVID-19, a criatividade de professores e alunos tem sido fundamental para os avanços na educação. A produção de lives e eventos com a participação de convidados da região, nacionais e internacionais, têm movimentado o Departamento de Comunicação da UNITAU. Agora, as parcerias entre departamentos ampliam o conhecimento dos alunos com outros olhares sobre o dia a dia e os conteúdos de sala de aula.

Ontem, 05/11, uma parceria entre professores do Departamento de Comunicação Social e o curso de Nutrição possibilitou o enriquecimento das aulas de Design de Embalagem com a participação da professora Fabíola Nejar. O convite da professora Viviane Fushimi, que ministra a disciplina e também é coordenadora do curso e Tecnologia em Design Gráfico, tornou a noite mais produtiva.

O conteúdo sobre Rotulagem, posicionou os alunos sobre discussões atuais envolvendo as informações nos rótulos de produtos alimentícios. “Também foi muito importante para que os alunos refletissem sobre algumas alterações na legislação, que traz para a área do design a responsabilidade sobre a produção de uma comunicação clara, que contribua para o consumo consciente dos alimentos”, avalia a coordenadora.

Com participação ativa dos alunos o encontro provocou diversos questionamentos e interesses sobre a exposição clara das informações nutricionais dos alimentos e sobre as embalagens de delivery nesse momento de Pandemia. O envolvimento dos alunos no debate foi ressaltado pela professora Fabíola que avaliou a experiência muito válida e que só foi possível pelo modelo remoto de participação. “Remotamente foi mais fácil para mim e deu certo, talvez se eu tivesse que me locomover, não fosse possível…” declara a professora.

Essas parcerias enriquecem as aulas. A professora Viviane também participa, pelos cursos de Design Gráfico e Jornalismo, de diálogos com alunos do oitavo semestre do Curso de Enfermagem, sobre a produção de uma cartilha para idosos. O primeiro encontro ocorreu em outubro e o segundo será no dia 09/11. “Considero que o convite da professora Carmem da enfermagem foi motivador, para que eu adotasse essa prática. Percebi que esse tipo de parceria nos desafia e permite ampliar nossa visão sobre o fazer comunicação e levar nossa atuação como professores para outros cursos da Universidade”, ressalta Viviane. Alguma das lições que a pandemia trouxe e que serão aperfeiçoadas para o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *