Departamento de Comunicação Social realiza oficina com alunos do ensino Fundamental e Médio

O departamento de Comunicação Social recebeu, na manhã de segunda-feira, 25, alunos do ensino fundamental das Escolas Dr. Avedis Victor Nahas e Profª Docelina Silva de Campos Coelho. Os estudantes participam de um projeto que tem por objetivo a produção de matérias jornalísticas, abrangendo as etapas de produção de pauta, redação e vídeo. A ação é desenvolvida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRASS) e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS) do município de Taubaté em parceria com a Universidade de Taubaté (UNITAU).

Bruna Gonçalves, aluna do 6º semestre de Letras pela Unitau, e estagiária do Núcleo da Criança e do Adolescente (NUCA), conta que durante o desenvolvimento do projeto surgiu a oportunidade de visitar o departamento de Comunicação Social, para que os alunos pudessem vivenciar e aprender mais sobre a produção jornalística. “A gente aproveitou tudo isso para trabalhar a parte de escrita com as crianças, porque, às vezes, em sala de aula eles não escrevem tudo o que pensam”, contou Bruna sobre a importância do exercício da escrita.

Na visita ao departamento, os alunos participantes do projeto receberam oficinas de telejornalismo. Maurílio Láua, coordenador do curso de jornalismo e professor responsável pela capacitação, ressalta a importância do intercâmbio entre comunidade acadêmica e população. “Um dos tripés da universidade é a extensão. Essa é uma atividade que estamos fazendo de apoio à comunidade estudantil que vai reverter pra comunidade das escolas”, comentou o professor de telejornalismo. Os estudantes receberão ainda o suporte do departamento de Comunicação Social na etapa de edição dos vídeos, os quais possuirão temáticas consideradas importantes pelos alunos, como preconceito e bullying.

Após a realização das oficias, os jovens visitaram o laboratório de TV e se encantaram com a estrutura. Ariane Cristina de Toledo, aluna do 8ª ano, da escola Profª Docelina Silva de Campos Coelho, ainda não decidiu entre a carreira de militar e a de jornalista, mas garante que a visita ao departamento lhe agradou. “Eu achei legal, a professora disse que era de jornal, e eu fiquei curiosa”, contou a aluna sobre a experiência. Os estudantes, supervisionados pelos funcionários da TV UNITAU, puderam manusear câmeras, fones e microfones. Para encerrar a visita ao departamento, a pedido dos colegas, a aluna Tainara Borges, do 7º ano, aproveitou a estrutura e cantou Era uma vez, da cantora Kell Smith, conquistando aplausos do público presente.

Esta é a segunda vez que os alunos do projeto visitam o Departamento, a primeira foi em maio, na qual as duas escolas de ensino médio, Amador Bueno da Veiga e Amácio Mazzaropi, também conheceram e participaram de atividades na Comunicação Social.

Fernanda Paiva
ACI/UNITAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *