Departamento realiza doações de livros para escolas e ONG da região

Foto: Maurílio Donizete

Projeto iniciado na aula de Comunicação Visual pela Turma do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da Universidade de Taubaté (UNITAU), sob orientação da Profª Liliane Simi Amaral, e posteriormente concluído no 4º semestre, na aula de Produção Gráfica, com a Profª Renata Maria Monteiro Stochero, foi finalizado na última semana (22/11), com a doação dos livros arrecadados, nos Departamentos de Comunicação Social e Arquitetura, para instituições da região.

O processo consistiu em criar caixas decoradas para armazenar livros com finalidade educativa, criados no próprio Departamento e arrecadados por doação. As disciplinas tiveram como objetivo colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula, tendo em vista realizar uma ação social para a comunidade.

O projeto recebeu a integração do 6º semestre A e B de Arquitetura, mediado pela Profª Liliane Simi Amaral e Ediane Paranhos, que lecionam a disciplina Linguagem de Expressão V, com a criação de um mobiliário infantil desenvolvido em sala de aula tendo como base um livro infantil. O Departamento de Arquitetura também promoveu arrecadação de livros paralelamente ao de Comunicação.

Na região as escolas escolhidas foram: Profº Antônio Carlos Ribas Branco (Fonte Imaculada), Profº Cláudio César Guilherme de Toledo (Mourisco), João Batista Ortiz Monteiro II (Esplanada Santa Terezinha), E.M.E.F. Vereador Joaquim França (Esplanada Santa Terezinha), a creche Maria Benedita dos Santos (Fonte Imaculada) e a ONG Hapet (Barreiro). Serão promovidas atividades com base na leitura do material recebido.

Proposta

A proposta surgiu durante um passeio em um shopping e teve como objetivo trabalhar junto aos alunos da disciplina de Comunicação Visual e Produção Gráfica questões como criação e desenvolvimento de marcas e identidades e unir conteúdo da sala de aula com questões sociais, que ao serem desenvolvidas podem beneficiar a comunidade.

Sob orientação das professoras Liliane Simi Amaral e Renata Maria Monteiro Stochero, criadoras do projeto, a sala foi divida em vários grupos onde cada um é responsável pela criação e pelo desenvolvimento de um livro infantil. O processo vai desde escrever a historia, com finalidade educativa, até o planejamento gráfico.

Paralelamente os alunos tinham que desenvolver uma campanha para arrecadar livros dentro da universidade. O objetivo era de que os alunos e a comunidade ajudassem com doações essa ação solidaria da disciplina.

Por intermédio da Profª Liliane Simi Amaral, o projeto recebeu a integração da Profª de Arquitetura Ediane Paranhos, na de disciplina Linguagem de Expressão V.

Para ver a cobertura fotográfica acesse o link: https://www.facebook.com/pg/csonlineunitau/photos/?tab=album&album_id=1582828648474987.

 

 

Maurílio Donizete

(Assessoria de Comunicação Integrada – ACI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *