Disciplina de técnicas de apresentação em publicidade e propaganda da Unitau recebe diversos especialistas

Apresentar-se bem vai muito além de falar corretamente e usar slides bonitos e criativos. Envolve uma série de técnicas e cuidados que o apresentador deve considerar ao planejar a exposição de uma ideia, um trabalho ou até de um negócio.

Durante o segundo semestre de 2020 os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UNITAU tiveram contato com diversos profissionais, de diferentes áreas e receberam dicas sobre todos os pontos a serem considerados em uma apresentação de sucesso.

Professor doutor Galvão Junior

O primeiro convidado foi o professor doutor Galvão Junior, especialista na área de rádio, que falou sobre a importância de se conhecer, exercitar e saber usar a voz corretamente. Galvão explicou desde o funcionamento biológico, até exercícios de aquecimento da voz e de pronuncia correta das palavras.

Na sequência os alunos tiveram a oportunidade de conversar com o professor e psicólogo Pedro Luz, especialista em técnicas de apresentação e vendas. O convidado falou sobre a importância de preparar aberturas e encerramentos impactantes, que realmente tragam resultados e também falou sobre algo muito importante, o que não fazer.

A questão da ansiedade e outros impedimentos psicológicos também foram tratados na disciplina e a convidada da vez foi a professora mestra Monique Godoy, do curso de psicologia da UNITAU. A professora falou que ansiedade e medo ao apresentar-se são sentimentos normais, com os quais cada pessoa deve aprender a lidar, não só para apresentações, mas também para diversas situações da vida. Técnicas de respiração e treinos também foram ensinadas para que os alunos possam exercitar ao preparem-se para uma apresentação.

As expressões faciais e corporais foram tratadas numa aula com o professor doutor Felício Murade, relações públicas e professor da disciplina de Expressão na Comunicação, da UNITAU. Autoconhecimento e ensaios foram as principais dicas dadas pelo professor, que também reforçou que qualquer pessoa pode fazer uma boa apresentação, valorizando suas próprias características pessoais.

E para encerrar os conteúdos da disciplina a turma de formandos receberá, nos próximos dias, o professor Gustavo Gobbato, CEO da Alchemy Big Data Solutions. O experiente publicitário irá falar sobre técnicas específicas para apresentar campanhas publicitárias e também vai falar sobre uma modalidade muito atual, a apresentação Pitch (apresentação rápida de um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros) técnica popularizada no universo das startups.

O publicitário Gustavo Gobbato

A professora Andréia Gomes, responsável pela disciplina, acredita que as técnicas apresentadas irão auxiliar os alunos dentro e fora da Universidade. “Trouxemos tantos profissionais especialistas para oferecer ao nosso aluno uma diversidade de técnicas que eles poderão usar, não só para a apresentação de seu Trabalho de Graduação, etapa importante e simbólica de conclusão do curso, mas também para suas atividades profissionais no mercado”.

ACI – Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *