Docente da UNITAU lança audiolivro no Publicom 2021

Lourival da Cruz Galvão Júnior, docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU) lançará, juntamente com Luciano Victor Barros Maluly, o audiolivro O RÁDIO DE GISELA. O evento acontece entre 4 a 9 de outubro de 2021, no Publicom 2021, realizado de forma remota no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM).

Crédito: Thiago Vasques Molina

O RÁDIO DE GISELA tem cinco horas de duração e sete capítulos que revelam a formação do pensamento teórico e da trajetória acadêmica de Gisela Swetlana Ortriwano, docente e pesquisadora que lecionou por quase três décadas no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP), onde se tornou referência aos estudos do Rádio e Radiojornalismo no Brasil.

O RÁDIO DE GISELA revela a vinda da família Ortriwano da Alemanha ao Brasil no pós-guerra; a vida estudantil de Gisela, o ingresso na USP e a carreira como docente e pesquisadora; a influência de intelectuais como Ciro Marcondes Filho e Walter Sampaio; a orientação a alunos na graduação e pós-graduação; as pesquisas, os livros publicados e a atuação na Rádio USP; e, por fim, a dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade de São Paulo.

Crédito: Arquivo pessoal de Lígia Trigo de Souza

O audiolivro é baseado na série “Vozes Giselistas”, transmitida pela Rádio USP FM em 12 episódios entre novembro de 2020 a janeiro de 2021 e que integrou a pesquisa de pós-doutorado de Galvão Júnior, sob supervisão de Luciano Maluly, realizada no CJE-ECA/USP entre 2019 a 2021. O RÁDIO DE GISELA tem por base metodológica os fundamentos da história oral e expõe, em cada episódio, depoimentos de pessoas que conviveram com a docente, como um familiar, colegas da docência, orientandos e amigos.

Congressistas do INTERCOM podem participar das sessões de lançamento do audiolivro na plataforma do congresso (https://intercom.unicap.br), que deve reunir de forma virtual a partir da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Em seguida, o link para o audiolivro ficará acessível a todos para acesso gratuito em http://www.usp.br/radiojornalismo/index.php/radio-de-gisela/.

Crédito: Arquivo UNITAU

O RÁDIO DE GISELA é uma realização do CJE-ECA/USP e um lançamento da editora ECA/USP – 2021, com ISBN 978-65-88640-33-3, com edições audiovisuais realizadas no centro de laboratórios de Comunicação do Departamento de Comunicação Social da UNITAU. Confira o vídeo de lançamento do audiolivro em https://youtu.be/ExAIjfAoZYE

Para obter mais informações sobre O RÁDIO DE GISELA entre em contato com Galvão Júnior pelo WhatsApp (12) 997713842 ou e-mail galvaojr@com.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *