Estudantes do Rio de Janeiro visitam a Comunica

Alunos de Ensino Médio do Colégio Nossa Sra. do Amparo, da cidade de Barra Mansa (RJ), visitaram na manhã de quinta-feira, dia 28 de junho, o Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Os estudantes foram recepcionados no auditório da comunica, pela professora do curso de relações públicas, Aline Fernanda Lima Ferreira, que apresentou informações sobre os cursos de jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda. Em seguida os alunos foram guiados numa visitação pelas instalações do departamento, para esclarecer dúvidas e participar de atividades práticas nos laboratórios de redação, fotografia, TV e Rádio Unitau.

Durante a atividade desenvolvida no estúdio de TV, alguns alunos puderam sentir como é estar frente às câmeras e simular a apresentação de manchetes na bancada de um telejornal. Os estudantes também se aventuraram no laboratório de rádio para ver como é o bastidor de um noticiário ao vivo. Enrico Gabrig, aluno do 3º ano de ensino médio que está com foco no vestibular, relatou que a visita foi uma experiência emocionante, pois pretende fazer jornalismo. “A visita só confirmou o que eu quero e ampliou as chances de eu vir para a Unitau”, relata o jovem. Essa foi a primeira visita que o estudante fez à estrutura de comunicação. “Foi a primeira e pode ser a única até, lá está meio difícil, e acho que foi muito importante para mim vir aqui”, completou Enrico.

Outros alunos também se interessaram pelos cursos oferecidos, um deles foi Nathan Chantal. O estudante, do 1º ano de Ensino Médio, conta que a experiência prática ajudou a aumentar o interesse pela área de Comunicação Social. “Já tinha pensado algumas vezes, mas me interessei mais agora, com eles falando. Achei bem legal a estrutura que é usada”, conta Nathan sobre a interação com os professores, funcionários e laboratórios da universidade.

Para encerrar a visitação, os estudantes foram ao estúdio de fotografia e registraram o momento com uma foto da turma.  Allysson Veloso Dias, coordenador de ensino médio da instituição visitante, ressalta a importância da parceria entre escolas e universidades. E vê esse tipo de oportunidade necessário para auxiliar na escolha profissional dos jovens. “A experiência oportuniza que eles conheçam a realidade de cada um dos cursos e daí eles tem a oportunidade de escolher as carreiras para o futuro”, comenta o coordenador que participou da visita juntamente aos alunos.

Robert Santos Madureira, do 1º ano, ainda não decidiu entre cursar Jornalismo ou Publicidade e Propaganda, e afirma que conhecer o departamento foi muito diferente do esperado. “Descobri muita coisa que eu nem sabia que tinha e eu gostei muito”, afirma Robert. “Tem muitas coisas interessantes que a gente pode aprender ao longo dos estudos na universidade, e eu gostei muitos dos professores”, acrescentou o estudante sobre a experiência.

Acabe com a dúvida! Conheça a Unitau!

Fernanda Paiva
Valeska Migotto
ACI/UNITAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *