Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Antes de qualquer coisa é importante entender o que é marketing digital. Ele é uma atividade de marketing que utiliza as mídias digitais para promover produtos ou marcas. Pode também ser entendido como o conjunto de ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet, da telefonia celular e outros meios digitais para promover e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar seu relacionamento com os públicos.
Não há mais dúvida de que se trata de uma das melhores estratégias que as empresa/organizações podem lançar mão para se comunicar com seu público-alvo de forma mais eficaz.
O marketing digital tem como principais vantagens:
Direcionamento – com o Marketing Digital a empresa fala com as pessoas que realmente querem saber sobre seu produto, serviço ou marca;
Interatividade – hoje em dia a experiência do usuário é fator essencial para o sucesso comercial e a interação é incentivada;
Análise e mensuração – a empresa pode analisar, em tempo real vários indicadores de desempenho importantes
Novas Oportunidades – com a internet as distâncias diminuíram tremendamente e os clientes podem encontrar as empresas com facilidade.
Mercado em crescimento
De acordo com pesquisa desenvolvida pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), em conjunto com a comScore, os investimentos no mercado digital devem bater os 12% de crescimento ao ano até 2021. Por outro lado, nas mídias tradicionais o ritmo de investimento diminui.
Alguns motivos para ter uma boa formação em marketing digital
1 – O número de pessoas acessando a internet não para de crescer
Dados do Internet World Stats, mostram que o Brasil é o país com o maior número de usuários ativos (mais de 139 milhões) na América do Sul.
2 – O consumo de diversos serviços está migrando para o ambiente digital
Presenciamos uma grande transformação na forma de consumir produtos e serviços. Veja as empresas super comentadas do cenário atual, como Uber, Airbnb e Nubank. As pessoa vivem em ritmo extremamente acelerado, assim, os serviços citados acima nos ajudam a poupar tempo e/ou dinheiro e nos atendem de uma maneira que outras empresas não atendem. Estamos atravessando o período de transformação digital e para passar por essa transformação as empresas precisarão de pessoas que vivam essa realidade e que estejam aptas a encarar os desafios.
3 – O Marketing está em constante mudança
O Marketing Digital é extremamente conectado e acompanha em tempo real as mudanças que ocorrem no mundo. A evolução da mídia programática, o recente boom do Inbound Marketing, entre outros métodos e estratégias atestam esse fato.
Boa parte das empresas vão precisar de profissionais habilitados em Marketing Digital para que consigam gerar novos negócios.
4 – O investimento em mídia online só cresce com o passar dos anos
As últimas pesquisas têm demonstrado que o volume de investimentos em marketing digital não para de crescer. E vai continuar crescendo para os próximos anos.
O curso superior de tecnologia em Marketing digital do Departamento de Comunicação Social da Unitau
O curso superior de tecnologia em marketing digital tem duração de quatro semestres (dois anos) e prepara o aluno para compreender o novo universo digital ligado a comunicação mercadológica. Ao fazer o curso o aluno poderá desenvolver sua capacidade de criar e implementar estratégias e conteúdos para plataformas digitais: sites, portais, aplicativos, redes sociais etc.
Além disso, o aluno terá certificações intermediárias a cada semestre finalizado e contará com toda a tradição (40 anos) e infraestrutura do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.
Para se inscrever para o Vestibular de Verão da Unitau basta acessar www.unitau.br
Josué Brazil
ACI / Unitau