Ex-aluno da Comunica conquista segundo lugar no IX CICTED – Congresso internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento

A nona edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) da Universidade de Taubaté (UNITAU) contou com diversas participações virtuais de professores, convidados, alunos e ex-alunos entre os dias 21 e 23 de outubro.

Nessa edição, também os trabalhos submetidos foram avaliados remotamente, por meio de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Congresso. Ao todo, foram contabilizados 4.351 votos.

Entre os trabalhos avaliados, o trabalho intitulado “A espetacularização do crime: uma análise crítica da série La Casa de Papel à luz de Guy Debord” do nosso ex-aluno Luiz Guilherme de Brito Arduino recebeu premiação, sendo classificado em 2º lugar na Mostra de Pós-graduação (MPG) do CICTED. Ele foi orientado pela prof. Dra. Vânia de Moraes.

Luiz Guilherme é formado em publicidade e propaganda pela UNITAU, possui pós-graduação em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Braz Cubas Educação e está finalizando seu mestrado em Linguística Aplicada na UNITAU. O pesquisador participa de grupos de pesquisa na área de comunicação e linguagem, atua no mercado publicitário em sua empresa Coffee Art e na Vincere Comunicação. Também participa do projeto de extensão Comida Contada e do Programa de Iniciação à Docência da Universidade de Taubaté.

O trabalho premiado tinha como objetivo levantar e discutir as representações imagéticas na série La Casa de Papel à luz da teoria da Sociedade do Espetáculo, segundo Guy Debord (1997). A série selecionada por Luiz Guilherme como corpus da pesquisa está relacionado com a sua dissertação de mestrado, que propõe o trabalho de análise de séries no contexto da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio, por uma perspectiva dialógica e transmidiática, tomando como exemplo de análise a série La Casa de Papel.

Luiz Guilherme

Além do trabalho premiado, o ex-aluno apresentou outros trabalhos: “Estratégias publicitárias contemporâneas: o estudo de caso da propaganda do Mercado Livre com Gloria Groove e Parada SP”, “O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no Projeto de Extensão Comida Contada” em coautoria com a prof. Esp. Renata Maria Monteiro Stochero e “Desordem da informação: uma análise bakhtiniana sobre a fake news da cloroquina” em coautoria com a jornalista e mestranda Raphaela Ramos Garcia.

Para assistir as apresentações, acesse:

“A espetacularização do crime: uma análise crítica da série La Casa de Papel à luz de Guy Debord” 

“Estratégias publicitárias contemporâneas: o estudo de caso da propaganda do Mercado Livre com Gloria Groove e Parada SP” 

 

ACI – Unitau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *