“Garota Exemplar”: o papel da mídia

Quando um escândalo acontece, a imprensa é a primeira a acompanhar e compartilhar diariamente a história, quase como se fosse um reality show. O público vai formando o seu próprio ponto de vista a partir do que é mostrado pelos veículos de comunicação. Em alguns casos, a audiência é tão importante que as notícias se tornam cheias de especulações e mentiras. A imprensa celebra e destrói vidas com facilidade sem averiguar os fatos. Em “Garota Exemplar”, a agressividade e o sensacionalismo são muito fortes a partir do momento em que a mídia está interessada em audiência a qualquer custo.

A trama começa com o desaparecimento de Amy Dunne (Rosamund Pike) no dia do quinto aniversário de casamento. O fato logo chega à polícia após denúncia do marido, Nick Dunne (Ben Affleck). O casamento dos sonhos se torna um pesadelo, com Amy desaparecida há uma verdadeira comoção local com direito a coletiva de impressa e central de voluntários. A forma como Nick age, unido ao surgimento de novas evidências, o coloca como principal acusado pelo desaparecimento de sua esposa.  A partir daí, descobrimos que a vida conjugal de Amy e Nick não era exatamente um conto de fadas. Nick Dunne, ao lado da irmã gêmea Margo (Carrie Coon) e da detetive Rhonda (Kim Dickens), mergulha no passado, tenta provar sua inocência e descobrir o paradeiro de Amy.

Com uma dupla narrativa, é possível ouvir os dois lados de uma mesma história e aos poucos o quebra cabeça vai se encaixando. “Garota Exemplar” é um jogo de aparências do começo ao fim e no qual a mídia interfere na realidade podendo ser usada contra ou a favor para ambos os lados da história.

“Garota Exemplar” vai do tudo ao nada, é um universo cheio de mistérios e expectativas que traz reflexões sobre o casamento, o uso das redes sociais, a exploração da mídia e a capacidade do ser humano de fazer o possível e o impossível para obter o que deseja e manter as aparências. É um filme inteligente e envolvente.

Garota Exemplar (Gone Girl, EUA – 2014)

Direção: David Fincher

Roteiro: Gillian Flynn

Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon, Kim Dickens, Patrick Fugit, David Clennon, Lisa Banes, Missi Pyle, Emily Ratajkowski, Casey Wilson.

Duração: 149 min.

Gênero: Suspense

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *