A edição de número 41ª da Semana da Comunicação da Universidade de Taubaté inevitavelmente seria marcante pelo novo formato online, que foi impulsionado por conta do isolamento social que tem marcado 2020. Dentre as atrações do evento, na noite de quarta-feira, 30/10, a ex-aluna Heloísa Ribeiro contou sobre sua experiência e explicar a partir de fundamentos do marketing, a importância dos dados na comunicação corporativa.
Atraindo quase 50 convidados, a gerente de relações públicas para a América Latina da empresa Samsung palestrou reunindo conceitos da publicidade na comunicação, como: transformação dos hábitos de consumo, poder de compra e tendências do mercado em dados. Para ela, esses conceitos são os responsáveis por tornar empresas como a Apple, Google e Microsoft as mais valiosas do mundo.
Através de exemplos concretos, ela explicou em quatro passos como o uso de dados pode auxiliar na criação da estratégia da empresa. ensinamentos elogiados pelo aluno do 6° semestre de publicidade e propaganda, Leonardo Monteiro. “Admiro a forma como a Samsung trabalha com recebidos, como em canais do youtube. Eles investem em situações importantes dos criadores e vendem naturalmente os lançamentos em momentos importantes para o youtuber”, comentou o estudante que assistia a apresentação no Google Meets.
A organização do evento de modo virtual agradou a todos que assistiam à apresentação da comunicóloga e houve uma grande interação do público através de perguntas e comentários. Apesar de excedido o tempo previsto e impossibilitado que todas as dúvidas fossem respondidas, os 45 minutos de fala foram o suficiente para expor e discutir muito conhecimentos de sua área, rendendo diversos elogios. A professora Aline Fernanda Lima, coordenadora do curso de Relações Públicas exaltou a experiência e as habilidades de comunicação de Heloísa e de seu trabalho destacando a “intensidade que é fazer comunicação com esse olhar, olhando para todas as possibilidades do conteúdo, essa transversalidade”.
Heloísa destacou que os dados trazem ideias de que tipo de conteúdo seu público mais gosta de consumir, e caminhando por tópicos como mensuração, funil de compra e funil de venda. “Você não sobrevive em um mundo competitivo se não mostrar qual é sua contribuição para o seu negócio”, alertou ao fim de sua palestra e também indicou outros nomes para servirem de referência dentro do ramo, além de dar dicas para quem quisesse seguir a nessa área e traçar a carreira profissional.
Gabriel Campos – 4 semestre jornalismo