Meeting movimenta SECOM com o tema “Mercado e Universidade”

Na noite de quarta-feira, 22 de agosto, profissionais de quatro áreas diferentes se reuniram no departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU), para discutir um tema em comum: mercado e universidade. O meeting que teve início às 20h, reuniu os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e despertou o interesse dos alunos que lotaram o auditório.

Estiveram presentes na reunião, profissionais que atuam nas áreas de comunicação e que representam empresas que estabelecem os laços entre universidade e mercado, como por exemplo, na contratação de estagiários. Mônica Marcele de Oliveira, supervisora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), falou sobre o mercado de estágios, inserção profissional e deu dicas importantes para os estudantes que buscam oportunidades.

Ana Carolina Pinheiro Santos, é aluna do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, e participou pela primeira vez de uma edição da SECOM. Entusiasmada, a aluna elogiou a organização do meeting, os convidados, e a iniciativa do departamento pela proposta do evento da noite. “É uma iniciativa incrível ter trazido para gente esse conhecimento, estamos estudando, é muito difícil ter essa visão de mercado”, completa Ana Carolina, sobre a importância de eventos como esse, todos os anos.

Em noite de casa cheia, convidados do meeting discutem as relações existentes entre mercado e universidade

Michelle Laboissiere, diretora executiva da empresa Pilares Relações Públicas, e graduada nos cursos de jornalismo e relações públicas pela UNITAU, contou sobre a sua carreira, conquistas e sobre os eixos de atuação do relações públicas no mercado, oferecendo novos olhares aos estudantes. Assim como Michelle, outros dois representantes das áreas de comunicação participaram do meeting.

A jornalista Simone Menocchi, editora da TV Vanguarda é outra ex-aluna do departamento que marcou presença na noite de eventos e contribuiu com orientações e informações de mercado para os alunos de jornalismo. O publicitário Seigi Yamauchi, diretor geral da empresa Mestra Comunicação, por sua vez, apresentou campanhas realizadas na região, e mostrou para os graduandos de publicidade e propaganda os potenciais de uma agência no Vale do Paraíba.

A reunião foi mediada pelo professor do Departamento de Comunicação Social, Prof. Ms. Carlos Santis, que contou suas impressões sobre o evento e ressaltou a importância da interação entre universidade, mercado e alunos, “ O que o professor fala na sala de aula é uma coisa, aí quando um profissional de mercado vem e fala, isso é mais real, e o aluno acredita mais”, afirmou.

Os convidados receberam recordações da participação no evento

Vários temas foram discutidos durante o meeting, dentre eles carreira, competitividade, redes sociais, iniciativa na busca por oportunidades, a importância de entender sobre empreendedorismo e de desenvolver o pensamento empreendedor, e sobre a necessidade de organizar-se e planejar-se para crescer profissionalmente e encarar o mercado atual. A supervisora do CIEE, Mônica, ressaltou a importância da elaboração de um bom currículo, sobre o comportamento durante as entrevistas, e principalmente após a contratação.

 “A dica para a galera que está chegando agora na faculdade, é justamente aproveitar ao máximo o curso, os professores, participar dos eventos e fazer cursos extracurriculares, não só para completar as exigências do currículo, mas para ter de fato um diferencial”, disse o aluno Emerson Tersigni, que cursa o último semestre de jornalismo e já atua na área.

A noite encerrou com os questionamentos dos alunos, pertinentes ao tema, momento em que os palestrantes contribuíram, mais uma vez, de maneira produtiva para a formação dos estudantes. A 38º Semana da Comunicação continua até sexta-feira, (24). Acompanhe a programação completa nas nossas redes sociais.

Facebook: /csonlineunitau

Instagram: Comunicacaounitau

Juliana Faria e Valeska Migotto

ACI/UNITAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *