Palestra debate importância de dados na publicidade

Foto Aguinaldo de Jesus

O Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu, nesta terça-feira, 20, o publicitário Kaique Oliveira para tratar da importância do profissional de dados na publicidade.

Durante a palestra, o publicitário apontou que as áreas de BI precisam levantar dados que apontem coisas boas e ruins. Porém, o profissional do business intelligence (BI) – que é capacitado para análise, ação e monitoramento de dados a fim de tomar melhores decisões no âmbito corporativo – muitas vezes só leva em consideração os indicativos positivos de uma organização/cliente. Assim, existe – segundo o palestrante – muita pressão sobre esses dados.

Kaique também afirmou que há poucos profissionais realmente preparados para lidar com inteligência de negócios nas agências de propaganda.

Foto: Aguinaldo de Jesus

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Me. Josué Brazil participou do bate papo com os alunos no final da palestra

“Quando vou pra alguma palestra, tento trazer o aluno pro mercado e especializar na área do BI, pois está em falta hoje em dia”, afirma Kaique.

Um ponto importante levantado durante a palestra foi a questão de transformar dados, informação, em conhecimento. Extrair conhecimento que possa levar a solução de problemas de negócios. O palestrante afirmou que é fundamental chegar até a “pergunta de negócios”, ou seja, levantar qual é a questão fundamental a ser respondida através da coleta de dados e tratamento da informação.

A parte de perguntas e debate foi muito proveitosa, com diversas participações de alunos e professores.

O evento faz parte do +40 Ciclo De Ideias em Comunicação.

Caio Fernandes

ACI / UNITAU   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *