Produção Audiovisual

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

O mercado de Produção AUDIOVISUAL é bastante amplo, sendo uma área muito promissora, tendo em vista a quantidade de empresas, que atuam no Vale do Paraíba e Litoral Norte, na área do audiovisual, como: assessorias de comunicação, agências digitais, agências de mídias sociais, veículos de comunicação (rádio, TV, jornal, revista, guias, portais de internet), produtoras de áudio e vídeo entre outras.

Desde o primeiro ano do curso, os alunos irão desenvolver projetos e produtos, voltados para a área audiovisual, O curso possui 4 semestres, divididos em módulos. Cada ciclo tem como objetivo agregar conhecimento teórico, com a prática e produção profissional. O curso aborda os Fundamentos do AUDIOVISUAL, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, EDIÇÃO e como finalização produzir, planejar e gerenciar produtos na área da COMUNICAÇÃO DIGITAL.

Os alunos irão utilizar os diversos Laboratórios do Depto de Comunicação Social. Para os trabalhos de áudio, será utilizado o Laboratório de Rádio que é constituído por quatro salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Um técnico responde atualmente pelo seu funcionamento com estrutura específica.

Para a produção de projetos na área visual, eletrônica ou digital, será utilizado o Laboratório TV (Ilha de Edição e Estúdio). O local é constituído por sete salas equipadas que dão suporte técnico no atendimento às demandas dos cursos do Departamento. Também haverá produção na área de fotografia digital. Os alunos irão utilizar o Laboratório e Estúdio de Fotografia Digital. O Depto. conta com seis salas.

A UNITAU é a única Universidade do Vale do Paraíba, que possui uma Rádio FM UNIVERSITÁRIA – FM UNITAU (107,7). Os alunos poderão colaborar com o planejamento, execução e gestão de programas e projetos para a FM Educativa. Os alunos também poderão fazer projetos e conteúdo nas respectivas disciplinas, para o canal no Youtube da TV UNITAU.

PERFIL DO EGRESSO

A estrutura curricular do curso visa a compreensão total da linguagem e produção na área do audiovisual. Por isso, o egresso será capaz de desenvolver atividades de criação, produção, estruturação, formatação, direção e programação de produtos em áudio, TV, cinema e outras mídias audiovisuais digitais.

Deve ter, além do domínio tecnológico, repertório conceitual e estético para realizar as diversas atividades inerentes à área do audiovisual, visando atingir os diversos públicos na mídia analógica e digital.

 

O egresso será capaz de realizar diferentes atividades em qualquer tipo de empresa de comunicação (privada, pública, independente, governamental ou não-governamental) que trabalhe com a linguagem audiovisual, desenvolvendo atividades caracterizadas pela criação, produção, desenvolvimento e interpretação de materiais audiovisuais de maneira alinhada com os objetivos e estratégias de comunicação e marketing das organizações.

OBJETIVOS DO CURSO

• oferecer ampla visão da área audiovisual;
• fornecer as bases conceituais para preparar o profissional do audiovisual para atuar no mercado de trabalho, na criação e no desenvolvimento de qualquer tipo de projeto na área ;
• desenvolver habilidades nas principais ferramentas, na área digital do audiovisual;
• preparar o produtor audiovisual para atuar em empresas ou instituições de ensino e pesquisa do audiovisual;
• fomentar a participação na criação de produtos cinematográficos, videográficos, televisivos e sonoros no país e no mundo;
• estimular o olhar crítico e interpretativo sobre os produtos audiovisuais.