Professores da Comunicação marcam presença em evento da Intercom de 2018

A 41ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ocorreu em Joinville (SC), entre os dias dois e oito de setembro. Neste ano o tema que guiou as atividades do congresso foi “Desigualdade, gêneros e comunicação”.

O evento, que ocorre desde 1977, debate tópicos pertencentes às áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais, entre outros. A edição de 2018 contou com a presença dos professores do Departamento de Comunicação Social da Unitau (Universidade de Taubaté), Monica Carniello, Moacir Santos e Robson Bastos, compondo o grupo de pesquisa na área de Comunicação e Desenvolvimento Regional, e o professor Galvão Júnior desenvolvendo pesquisas na área de Rádio e Mídia Sonora. “Participar da Intercom é uma oportunidade de não apenas reciclar conhecimentos já adquiridos como adquirir também novas possibilidades quanto ao estudo da comunicação em suas várias áreas”, comenta o Professor Me. Galvão Júnior.

Professores integrantes do grupo de pesquisa científica sobre Comunicação e Desenvolvimento Regional. Foto: Galvão Júnior

Durante toda a semana foram apresentados mais de 1300 trabalhos, e 41 oficinas e minicursos oferecidos pelos congressistas, dentre os trabalhos desenvolvidos, compondo o grupo de pesquisa de Comunicação e Desenvolvimento Regional, estava “A montagem da narrativa documental 360° e o método de Eisenstein” apresentado pelo diretor da TV Unitau, Thiago Molina, em parceria com o professor Vicente Gosciola. A ex aluna de Jornalismo matutino, Laís Navas, marcou presença no congresso apresentando o trabalho “Estratégias de Comunicação para a UNIRedes: uma visão jornalística”, desenvolvido sob orientação da Professora Viviane Fushimi. Na edição deste ano, em especial, o evento contou com a comunidade acadêmica das Ciências da Comunicação prestando uma série de homenagens ao professor José Marques de Melo, fundador da Intercom e primeiro doutor em jornalismo titulado por uma universidade brasileira, que faleceu no dia 20 de junho, aos 75 anos.

A programação do congresso teve seu encerramento no sábado (08/09), com a Expocom- Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, que além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

Fernanda Paiva
ACI/UNITAU

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *