Projeto desenvolvido junto aos alunos de Design Gráfico trabalha com crônicas durante a pandemia

A Andréia Alda Valério é professora de Línguas (Portuguesa e Inglesa) e de Literatura Inglesa e Norte Americana na Universidade de Taubaté e, por trabalhar com leitura e escrita nessas disciplinas vinculadas ao GELP (Grupo de Estudos de Língua Portuguesa) e ao Departamento de Letras, lançou como desafio a seus alunos, a escrita ou a leitura de textos que representassem seus sentimentos em tempos de COVID 19, pandemia que mudou a rotina de vida de todos e cujo cenário convida à reflexão sobre o momento gerador de incertezas.
Ao facear a realidade, quando hostil como essa de pandemia e de quarentena de afastamento social, o ato de escrever e ler pode ser uma fuga da realidade, como foi para muitos escritores literários como, por exemplo, para Manuel Bandeira, tuberculoso que era, fugia para Pasárgada onde seria saudável e poderia viver sem restrições; ou ainda pode ser um registro autobiográfico de ações rotineiras e de reflexões que eternizam pessoas como Anne Frank, enclausurada em um anexo por dois anos, onde vivia muitas restrições e muitas emoções, mas possuía um amigo confidente: SEU DIÁRIO, KITTY!

Anne Frank ensina, em seu diário, lições de RESILIÊNCIA. Por ser uma obra de leitura que ensina sobre ser resiliente, a professora do Curso de Design Gráfico decidiu seguir a sugestão dessa jovem imortalizada através de seus textos e propôs aos alunos a escrita de crônicas mas, antes disso, os alunos leram incansavelmente e partilharam entre si no grupo de Whattsapp as crônicas que lhes inspiravam, ao mesmo tempo em que assistiam à narração de uma crônica autoral no canal de youtube intitulado ELA É PROFESSORA Língua Portuguesa (http://you.br/ER5yEYgzkFw). Esse canal foi criado pela professora para as aulas remotas.

Nascia assim o Projeto RESILIÊNCIA: Ler e escrever em tempos de Pandemia. Os próximos passos do projeto seriam a escrita das crônicas seguindo a estrutura do gênero textual, as correções textuais, a criação de um espaço público para a divulgação dos textos (os alunos escolheram o instagram) ilustrados por eles. O Design da página, a periodicidade das divulgações, a autoria das ilustrações e a organização das postagens foram todas organizadas pela própria turma, sem qualquer interferência da professora. O resultado são ilustrações belíssimas, típicas de quem realmente tem o dom de saber colorir cada texto; ou colorir por onde passa! O registro textual de sentimentos como medos, inseguranças, saudosismos, valorização do passado ou mesmo a antítese dessa valorização fez-se receita para a escrita de crônicas lindamente ilustradas.
O resultado é digno de ser apreciado, não só pela beleza, mas por nos ensinar sobre as visões dos alunos, jovens com muita sensibilidade. Sensibilidade que também nos ajuda, leitores, a arte da resiliência! Prestigiem! O Instagram @corônicasdovale é lição de RESILIÊNCIA em tempos de CORONA!
P.S.: A Disciplina ministrada pela professora é Língua Portuguesa: LEITURA E ESCRITA
Parabéns pelo projeto adorei
Obrigado!!!