‘Snowden’ aborda a revelação de segredos para a imprensa

Em 2005, Edward Snowden (Joseph Gordon Levitt), recém saído do exército por causa de uma fratura na perna, decide ingressar na CIA para poder servir aos Estados Unidos. Ele é aceito por seu conhecimento com computadores e sistemas, e logo começa a integrar-se na agência, participando até de viagens e encontros oficiais. Alguns anos depois, entretanto, ele descobre que os computadores da NSA eram capazes de abrir as câmeras de computadores e celulares de qualquer pessoa no mundo, contando inclusive com uma listagem de contatos e informações.

Snowden (2016), com direção de Oliver Stone e elenco de Shailene Woodley, Melissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson e Scott Eastwood, conta como essa revelação chegou aos ouvidos da imprensa em 2013. Também retrata como seu relacionamento com a namorada Lindsay Mills foi afetado por seu serviço na CIA e pelo choque que recebeu quando descobriu que os Estados Unidos invadiam os dados pessoais de qualquer indivíduo no mundo através da internet.

O filme mostra como a divulgação de dados importantes e sigilosos deve ser tratada com profissionalismo por parte da imprensa, já que isso pode arriscar a vida de quem trouxe a revelação à tona.

JP Ribeiro

ACI / UNITAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *