Por José Maria da Silva Jr
Falar de Merchandising no PDV pode soar como redundância. Até porque, na essência, ele é uma estratégia a ser desenvolvida no ponto de venda. Porém, o título acima quer reforçar a experiência no PDV sobre Merchandising! Ensinar o que é e como funciona o Merchandising e outras ações promocionais é muito fascinante, mas não é fácil porque são muitas as ferramentas utilizadas para encantar o consumidor e leva-lo à compra, dentro dos espaços comerciais. Por outro lado, alinhar as explicações e conteúdos das disciplinas àquilo que o mercado faz, sempre foi um desafio dentro do Departamento de Comunicação Social da Unitau.
No último dia 04 de abril, decidimos – professor e alunos – que seria fundamental vivenciar uma experiência sobre essa técnica num supermercado. E lá fomos nós no Shibata para ver, ao vivo e em cores (muitas cores!!!), as peças e as ações de merchandising desenvolvidas e disponibilizadas para aquele centro de compras. Sem dúvida, foi uma atividade fantástica!!!
Os alunos não só puderam ver, como tocar, cheirar e sentir toda a atmosfera preparada pelo Marketing das diversas empresas fornecedoras de produtos que querem se destacar diante dos olhos dos consumidores. Adesivos de chão, stoppers, faixas de gôndolas, móbiles, wobblers, infláveis entre tantas outras ferramentas puderam ser analisadas. Foi possível entender como os consumidores são afetados por todo esse material.
Foi possível, também, entender porque uma sofisticada estrutura expositiva de pó de café, com um grande monitor, pode ser deslocada do seu espaço original para uma ponta de gôndola próxima da padaria: afinal, quem compra pão pode se lembrar de comprar café! Ao final, praticamente todos os alunos perceberam a força do Merchandising pois, apesar de ser um estudo de caso, todos saíram com vários produtos comprados, por influência dessa excelente técnica de Marketing.