Uma noite de experiências e debate sobre os desafios do jornalismo

Na noite desta terça-feira (24), a 40° Semana da Comunicação contou com a presença de Terezinha de Almeida, Gerente de Jornalismo da Rede Vanguarda e do site G1, e Rafael Balago repórter da Folha de S.Paulo, editoria Mundo e Membro do conselho editorias da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Com o tema “Desafios no Jornalismo”, os palestrantes abordaram tópicos como formação do profissional, mercado de trabalho, equilíbrio emocional e fakesnews.

Terezinha compartilhou um pouco de suas vivências e a importância do jornalista ter objetivos “A possibilidade de mudar o rumo de algumas decisões, fatos e vidas, tornando a verdade cada vez mais evidente para o publico que está vendo a notícia”, confessa. Destacou também o programa de estágios da Vanguarda e as oportunidades oferecidas aos jovens universitários no jornalismo e as áreas de atuação na emissora e da constante participação da Unitau na divulgação dos processos seletivos.

Em um bate-papo inspirador, Rafael Balago, contou sobre sua trajetória no jornalismo sobre sua carreira no jornalismo impresso da Folha de São Paulo. Trouxe para os alunos um pouco do seu dia-a-dia e destacou a importância da responsabilidade e ética jornalística “Devido às varias experiências, presenciei fatos difíceis de apurar, com a emoção e o ensinamento do dia-a-dia contou muito. Poder levar à sociedade o fato real e mostrar às pessoas as noticias com o cuidado nas apurações”, explica.

O diálogo com aos alunos de jornalismo foi rico e muito realista e mostrou a vida dura do jornalismo. “Eles destacaram a importância do jornalista ser um “jornalista abelha”, que sabe tudo e estar sempre preparado para tudo”, relata Petterson Gabriel, aluno do 4º semestre de jornalismo.

A SECOM acontece do dia 23 a 27 de setembro. O evento é aberto ao público. A programação e a cobertura podem ser acompanhadas pelas redes sociais.

Facebook: /csonlineunitau
Instagram: @comunicacaounitau

 

Vanessa Soares e Vitória de Paula
ACI / UNITAU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *