Café ENSICOM discute desafios do ensino remoto nesta quinta

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) convida sua comunidade para acompanhar nesta quinta-feira (01/07), às 17h, o Café Ensicom com a professora Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP), que falará sobre o tema “Adaptação ao ensino remoto e saúde dos docentes dos cursos de Relações Públicas do Brasil”. O evento será transmitido ao vivo na página da Intercom no Facebook,

Promovido pelo Fórum Ensicom, espaço da Intercom para discussões sobre o ensino em Comunicação, o evento tem o objetivo de, a partir de dados sobre as condições de trabalho dos docentes durante a pandemia, debater desafios e soluções para a nova realidade do ensino superior.

 

“Desde 2015, venho realizando uma série de pesquisas relacionadas ao ensino das Relações Públicas no Brasil, assim como sobre o perfil dos docentes e coordenadores e, nos anos de 2020 e 2021, sobre a adaptação dos docentes às aulas remotas”, explica a professora Maria Aparecida Ferrari, destacando que professores e professoras dos cursos de RP têm enfrentado desafios que vão desde problemas de coluna e sobrepeso até depressão, ansiedade e luto, passando por dificuldades econômicas para acesso a internet e equipamentos de qualidade. “Os resultados apresentados em todas essas pesquisas mostram que os mesmos problemas podem ser vistos em outros cursos, pois são comuns aos docentes no Brasil, com algumas diferenças entre as instituições de ensino superior privadas e públicas. Nas IESs privadas, buscam-se soluções com mais rapidez para que a evasão dos alunos não aumente, porém tais soluções estão direcionadas à manutenção do alunado, e não a um curso de qualidade. Por outro lado, nas IESs públicas, demora muito mais tempo para solucionar os problemas devido à burocracia estatal e ao corte de recursos financeiros pelo Ministério da Educação”, completa.

O Café Ensicom é gratuito e não requer inscrição prévia. Acompanhe a transmissão pelo Facebook da Intercom.

Café Ensicom
Quinta-feira, 1º de julho, às 17
Transmissão ao vivo no Facebook
“Adaptação ao ensino remoto e saúde dos docentes dos cursos de Relações Públicas do Brasil”, com Maria Aparecida Ferrari (ECA-USP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *