Ciclo de Comunicação 2021 trouxe novidades na transmissão e conteúdo muito rico

Na última terça feira a noite, dia 27 de abril, o Departamento de Comunicação Social realizou mais uma edição Ciclo de Comunicação, tendo como tema “A pesquisa de mercado e de opinião como ferramenta de gestão”, com a palestrante Gabriela Vitral, gerente comercial sudeste da Kantar Ibope Media.

O evento aconteceu de forma remota, devido ao isolamento social decorrente da pandemia do Covid 19, porém, transmitido ao vivo diretamente dos estúdios da TV Unitau, com mediação das alunas Valeska Migotto (7° Jornalismo) e Anita Martins (1° Produção Audiovisual).

Dentro de um formato híbrido, com tomadas das entrevistadoras a partir dos estúdios de TV do Departamento de Comunicação Social da Unitau e a palestrante direto do Rio de Janeiro, Gabriela trouxe a discussão das pesquisas realizadas pela Kantar Ibope no ano de 2020, logo que fomos surpreendidos pela pandemia e as consequências desse cenário para as marcas e os consumidores.

A palestrante ressaltou que o mercado já percebia a necessidade de reestruturação e personalização, com o consumidor no comando, decidindo onde e quando comprar. Como consequência, as marcas precisaram passar a ser mais do que apenas um logo conhecido.

Segundo a palestrante: “O confinamento chegou com uma nova forma de consumo, os hábitos dos consumidores mudaram, trazendo o crescimento do e-commerce, as marcas precisaram se reinventar e a presença das mesmas no online passou a ser um diferencial. Nesse novo cenário, os influenciadores digitais passaram a fazer parte das decisões de compras, e 80,6% dos consumidores buscaram essas opiniões antes de realizar compras”.

Outro importante assunto abordado foi o perigo das fake News. De acordo com um mapeamento feito pelo Instituto Reuters e Universidade de Oxorford, quase 70% das informações divulgadas sobre o coronavírus que rodam as redes sociais partem de figuras públicas, como influenciadores digitais, políticos e celebridades. Desse total, 20% das informações são fake news, por isso, ainda hoje os consumidores tem um “gap” maior de confiança em mídias digitais.

As marcas devem usar os dados a seu favor, entendendo assim como divulgar e pra quem divulgar, fazendo com que seja melhor para o consumidor do que para a própria marca. As marcas fortes continuaram a falar com seus consumidores, 19 de 20 das marcas mais valiosas do mercado não deixaram de anunciar durante a pandemia do coronavirus.

Finalizando uma rica abordagem do assunto, a palestra também abordou a questão de como as marcas devem se comunicar no pós pandemia. De acordo com pesquisas, 44% querem ver propagandas normais, como as de antes da crise. E, para se destacar neste momento, as marcas devem ser AUTÊNTICAS, RELEVANTES e ter PROPÓSITO.

Logo após o fim da apresentação da palestrante, os alunos interagiram no chat trazendo perguntas e posicionamentos sobre o assunto abordado e parabenizaram o Departamento de Comunicação Social pela realização do evento, pelo formato de transmissão e pela qualidade do conteúdo.

Por fim, Gabriela Vitral apontou a relevância das pesquisas para o profissional de comunicação. “Hoje em dia não existe possibilidade de o profissional de comunicação trabalhar sem pesquisas, dados e informações”.

ACI Unitau

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