Retomada das corridas de rua pós pandemia

Após um longo período sem a realização das grandes corridas de rua por conta da pandemia da Covid-19, agora com o avanço da vacinação estão sendo retomadas, seguindo as orientações necessárias recomendadas para a segurança e prevenção, os eventos para o público esportivo que pratica essa modalidade.

As corridas de rua surgiram na década de 70 na Inglaterra, onde foram crescendo e se tornando bastante populares, expandindo-se para o resto do mundo. A modalidade atualmente é definida pela Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) como provas de pedestrianismo disputadas em circuitos de ruas com distancias variadas entre 5km a 100km, praticada em sua grande maioria por atletas amadores que desejam melhorar a saúde e qualidade de vida.

No Brasil, existem competições famosas mundialmente como a Corrida Internacional de São Silvestre, a Volta Internacional da Pampulha, Maratona do Rio, entre outras que atraem milhares de atletas do mundo inteiro para o país, aumentando cada vez mais o número de competidores nas provas.

Retomada das corridas de rua pós pandemia – Foto: Rafaela Toledo

Com a chegada da quarentena, todos os eventos esportivos foram suspensos, fazendo falta na vida dos esportistas. O maratonista, Robson Toledo de 53 anos, conta que antes da pandemia estava se preparando para uma grande prova, que infelizmente foi cancelada devido a situação em que o mundo se encontrava, mas que agora com o retorno das competições, seus treinos e preparação já voltaram com força. “Em 2020, ia participar da ultramaratona UAI de 95km, que começava em Itanhandu até Aiuruoca, em Minas Gerais, fazia treinos intensos para preparar meu corpo e de uma hora para outra precisei pausar por conta da pandemia, mas agora com as orientações de profissionais e seguindo os protocolos já estou retomando minha rotina para finalmente voltar para as ruas e realizar essa prova, sentimento de só alegria! “, disse.

A professora de educação física, Giovana Mozena, integrante da equipe de profissionais da RA assessoria esportiva, que auxilia diversos corredores do município a 5 anos, incluindo Robson Toledo, explica como está sendo o retorno dos treinos e qual a importância de incentivar as pessoas a retomarem as atividades após tanto tempo.

“Com a volta dos treinos, está tudo indo muito bem pois as pessoas estão mais seguras e mais informadas ao retornar com as atividades presenciais. A importância do incentivo as pessoas a praticarem, não somente corrida, mas sim qualquer atividade física, é manter uma vida saudável e em ótimo estado em primeiro lugar, a pandemia mostrou o quão importante é se manter saudável e ter uma rotina de exercícios físicos, e nós profissionais da educação física motivamos e ensinamos isso”, conclui.

Rafaela Toledo

 

*conteúdo produzido pelos alunos do 2º semestre de jornalismo para a disciplina fotojornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *